Obs.: Este projeto pode ser desenvolvido em todas as salas da educação infantil.
A proposta do assunto Animais é de uma possível justificativa, pois, os animais têm uma importante presença em seu mundo cotidiano (desenhos animados, histórias, jogos) e, além disso, possuem um importante caráter de identificação de suas vivências pessoais e sociais. Este projeto visa orientar os alunos e despertá-los para conhecer a vida dos animais. Levar ao conhecimento do aluno que possuir um animal de estimação não é somente prender em casa o bichinho, que ele precisa de uma vida saudável e cuidados especiais. Conscientização da natureza, que os animais precisam dela, uma vida digna, alimentação saudável, abrigo adequado para darem continuação a espécie.
- Definir de diversos animais suas principais características;
- Conhecer os diversos animais apontando para sua diversidade (locais onde vivem, sua alimentação, seus hábitos e outras peculiaridades relativas a cada espécie);
- Refletir sobre as características individuais de cada animal;
- Identificar como vivem os animais.
- Experimentar o contato com pequenos animais;
- Observar as características dos animais que pertencem ao seu cotidiano;
- Estabelecer algumas relações entre diferentes espécies de seres vivos, suas características e suas necessidades vitais;
- Perceber os cuidados necessários à preservação da vida e do ambiente.
O tema do projeto desperta o interesse natural das crianças desta faixa etária que, em geral, contam com várias informações relativas a ele. Juntamente aos tópicos direcionados a Ciências Naturais estarão também presentes as fábulas na área de Literatura Infantil. Onde as crianças invadirão o mundo da fantasia e de questões morais encontradas nas diversas fábulas. Em cada etapa de trabalho realizada, as crianças conheceram sobre: espécies de animais, o seu habitat, benefícios na alimentação, preservação dos mesmos e escolha de um animal preferido. Através das atividades realizadas teremos: filmes, leituras, trabalhos manuais, músicas e danças. As áreas do conhecimento como: artes visuais, natureza e sociedade, linguagem oral e escrita, conhecimento lógico-matemático e movimento podem ser exploradas estabelecendo assim transdisciplinaridade no assunto abordado.
Os projetos transformam a avaliação em um processo contínuo à realidade cotidiana da sala de aula. Considera- se alguns instrumentos de avaliação:
Nenhum comentário:
Postar um comentário